Aguarde...

Testes alérgicos
Dra Elisângela Menezes Dra Elisângela Menezes
Testes alérgicos
17 de fevereiro de 2021 / Por:

Testes alérgicos

O teste cutâneo de alergia, também chamado de prick teste ou teste de punctura, é um método que permite detectar a quais alérgenos um indivíduo é sensível. 

Este teste é capaz de detectar sensibilidade a inalantes como, por exemplo: ácaros, gramíneas (pólens), fungos, epitélio de cão, epitélio de gato. Pode detectar também sensibilidade a alimentos como: leite, ovo, trigo, milho, amendoim, cacau, camarão, peixe. Além de substâncias como o látex, que é uma causa importante de anafilaxia peroperatória. 

O teste pode ser realizado em qualquer idade, desde que haja evidência clínica de alergia. O resultado é imediato! 

Além de identificar a causa de doenças alérgicas, o prick teste permite formulação de imunoterapia específica para o paciente, caso seja essa a terapêutica escolhida.

Para realização do teste é importante que sejam utilizados extratos padronizados e puntores adequados. O exame é feito por médicos habilitados em local que possua material adequado para qualquer emergência. 


Patch teste

O patch teste também denominado teste epicutâneo ou teste de contato é considerado o padrão-ouro para o diagnóstico da dermatite de contato alérgica. A dermatite de contato é definida como uma resposta inflamatória na pele, causada pela exposição tópica a substâncias.

Os sintomas mais comuns desse tipo de dermatite são: coceira, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e vesículas (pequenas bolhas). Pode haver rompimento das vesículas com formação de crostas e evoluir para uma pele muito seca, com descamação e linhas de depressão.

A dermatite de contato acontece pela ação de substâncias sobre a pele que funcionam como irritantes primários (estão envolvidos mecanismos não alérgicos) ou que provocam lesões por mecanismos de hipersensibilidade (estão envolvidos mecanismos alérgicos).

Exemplos de causas de dermatite de contato: esmalte de unha, perfumes, loções pós-barba, materiais em suspensão no ar (pó de cimento, tintas e vernizes), hidratantes, protetores solares, produtos de maquiagem, colírios, acessórios (colares, brincos, anéis), volante de automóvel, sapatos, luvas.

O Patch teste é realizado diretamente na pele do paciente. Substâncias específicas são colocadas sobre a pele provocando uma exposição do paciente ao alérgeno e produzindo áreas de dermatite, ou seja, funciona como um teste de provocação. É realizado em três etapas: aplicação, primeira leitura (48h) e segunda leitura (96h). Somente após a segunda leitura é possível fornecer um laudo.

A bateria de testes de contato padrão brasileira é composta por 30 substâncias padronizadas. Existem baterias complementares que podem ser utilizadas mediante a necessidade do paciente.