Teste alérgico cutâneo
O teste cutâneo de alergia, também chamado de prick teste ou teste de puntura, permite detectar para quais alérgenos um indivíduo é sensível.
Este teste é capaz de detectar sensibilidade a inalantes como, por exemplo: ácaros, gramíneas (pólens), fungos, epitélio de cão, epitélio de gato. Pode detectar também sensibilidade a alimentos como: leite e ovo, trigo, milho, amendoim, cacau, camarão, peixe. Além de substâncias como o látex, uma causa importante de anafilaxia peroperatória.
O teste pode ser realizado em qualquer idade, desde que haja evidência clínica de alergia. O resultado é imediato e é possível retornar ao trabalho no mesmo dia.
Para realizar o teste, o paciente não deve utilizar as seguintes medicações:
- Antialérgicos (exemplo: fexofenadina, loratadina, levocetirizina, ebastina, dexclorfeniramina, cetotifeno): 7 dias antes do procedimento.
- Corticosteróide via oral (exemplo: prednisolona, dexametasona): 7 dias antes do procedimento.
Não há necessidade de suspensão de medicamentos como corticóides inalatórios (flixotide, seretide, alenia, symbicort), corticoides nasais tópicos (nasonex, avamys, noex, busonid) ou antileucotrienos (montelair, singulair, piemonte).