Passo a Passo para Diagnosticar uma alergia alimentar
De acordo com a estatísticas gerais, cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar, e você, conhece como é o procedimento de diagnóstico?
Diferente do senso geral, sementes e frutas também podem causar alergias alimentares, por isso é importante manter os exames em dia para não ser pego de surpresa por nenhuma adversidade séria, ou nem haver sua piora com a falta de tratamento.
O primeiro passo para o diagnóstico é a investigação da história clínica, ou seja, nosso histórico médico, para descobrir a relação causal entre a ingestão dos alimentos e o aparecimento dos sintomas. Feito isso, exames laboratoriais serão requeridos para a confirmação do diagnóstico, se positivo, o especialista usa do Teste de Provocação Oral (TPO), que consiste na oferta do alimento para o paciente em ambiente hospitalar e controlado, com total segurança e supervisão de um especialista para o caso de apresentar alguma reação. Apesar de ser um procedimento longo, ele exclui probabilidades, permite a conclusão do diagnóstico e oferece o tratamento correto para prevenção de sintomas.