Orientações para o teste de contato - Patch Test
O patch teste é realizado colocando-se extratos padronizados de substâncias supostamente causadoras da dermatite em contato direto com a pele do paciente através de contensores especiais. Após 48h, esses contensores serão retirados para que seja feita a primeira leitura do teste. Uma segunda leitura do teste após 72-96h é necessária para finalização do exame.
Orientações:
O paciente deve tomar banho e lavar os cabelos antes do teste (usar os produtos habituais). Não usar cremes hidratantes, sabonetes com hidratantes (o produto costuma avisar no rótulo que contém hidratante) ou quaisquer pomadas no dia.
Evitar molhar o local do teste antes da primeira leitura (48h). Não utilizar sabonete ou esfregar a região do teste até finalização do exame.
Evitar atividades que provoquem sudorese nos dias do exame.
Mulheres devem usar sutiã largo e evitar os modelos que cobrem as costas.
No caso de pessoas com muitos pelos, estes devem ser retirados de 24 a 48 horas antes da realização do teste, com barbeador, para não irritar a pele.
Não há necessidade de jejum.
É OBRIGATÓRIO RETORNAR PARA LEITURA DO TESTE SEGUNDO AGENDAMENTO INICIAL. A CONFECÇÃO DO LAUDO FINAL SÓ SERÁ POSSÍVEL NESSAS CONDIÇÕES.
Restrições para realização do teste:
Presença de lesão de pele no local da aplicação.
Corticoides tópicos não devem ser utilizados no local da aplicação do teste nas três semanas que o antecedem, pois sua utilização pode levar a resultados falso negativos.
Corticoides sistêmicos (exemplos: prednisona, metilprednisolona, dexametasona, hidrocortisona), ou imunossupressores (ex: azatioprina, ciclosporina, metotrexate) também podem influenciar o resultado do exame. Informe ao médico sobre seu uso, antes de agendar o exame, para receber orientações específicas.