Alergia ocular e o fator hereditário
A alergia ocular é causada por um processo de hipersensibilidade mediada por IgE, que ocorre em pessoas com predisposição genética para atopia em 98% dos casos.
As alergias oculares podem acontecer em qualquer época do ano, como a conjuntivite alérgica perene, desencadeada pela exposição aos aeroalérgenos intradomiciliares ou de forma sazonal, durante a primavera (agosto a dezembro). O clima seco e quente, a permanência em ambientes refrigerados ou aquecidos e o contato esporádico com animais de pelo como gatos e cães também podem desencadear a doença.
Tratamento: Além de controlar o processo inflamatório conjuntival, com melhora da qualidade de vida, o tratamento visa evitar complicações que são frequentes nas formas crônicas da doença.
Prevenção : A rinoconjuntivite alérgica é uma doença de caráter hereditário, que acomete mais de 20% da população. Um ambiente controlado, com redução de exposição aos aeroalérgenos, pode impactar positivamente na frequência das crises e controle dos sintomas.
É importante salientar que o tratamento deve ser feito pelo alergista em conjunto com um oftalmologista, envolvendo medidas de profilaxia aos aeroalérgenos, tratamento farmacológico e imunomodulador.